domingo, 25 de setembro de 2011

Lendário poeta.

Quem não era apaixonado por esse homem – não só fisicamente, mais apaixonado pelo grande poeta que fora. Quem nunca navegou pelos versos de suas canções, quem nunca admirou as frases ditas por ele? Sua vida em si, nunca foi um exemplo a ser seguido – envolvimentos com drogas foi sua chacina. O modo em como conduziu sua vida, não fora lá de uma forma inteligente. Mais como ele sempre dizia, só os loucos contam e vão contar histórias. Os loucos são verdadeiros, amantes, sinceros, românticos, sérios... Amam o tudo e o pra sempre, tem que ter muita coragem pra ser covarde.
Sua imensidão começou nos anos 80, um garoto de Ipanema, surpreendeu o cenário musical, com uma banda de rock. Com sua voz deu impulsos para uma juventude ávida, com novidades. E quando o Brasil saia das mazelas, as misérias se desnudando, ele respondeu sem meias palavras. Foi ovacionado, conhecido também por ser rebelde, boêmio, e muito polêmico – tendo revelado em entrevistas ser bissexual. Foi também repulsado por muitos, e à coragem de lutar por sua vida, muitas vezes internado, por sérios problemas de saúde, depois constatado e revelou publicamente sua doença, portador do vírus HIV.
Cazuza seu nome artístico. Mas tendo no registro como Agenor de Miranda Araújo Neto, considerado um dos maiores poetas de sua época, num português atual, cheio de gírias, com seu próprio estilo – bem pessoal, jogando a poesia dentro do rock – revolucionou o rock nacional. Viveu na fonte da tão tradicional MPB. Lendário sim... Em apenas nove anos de carreira. Cazuza deixou 126 canções, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Mesmo após sua morte, continuar a tocar os corações de várias gerações. Vivo até hoje em todos? Sim. Não sou da década de 80, mas virei fã pelo o que fez quando era vivo, e o que ele deixou quando se foi. mais como não se tocar com as letras de suas canções? Os loucos não morrem, eles passam e ficam para sempre. São gênios exageradamente, gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;